Unknown Mortal Orchestra - IC-01 Hanoi

Unknown Mortal Orchestra - IC-01 Hanoi
  • Ano: 2018
  • Selo: Jagjaguwar
  • Produção: Ruban Nielson
  • # Faixas: 7
  • Estilos: Rock Psicodélico
  • Duração: 28
BBBaa

Durante as gravações de Sex & Food, Ruban Nielson - o nome à frente do projeto Unknown Mortal Orchestra -, deu uma escapadela para um estúdio em Hanoi, capital do Vietnã. Ao lado do seu irmão, seu pai e um amigo convidado chamado Minh Nguyen, gravaram uma jam session que é a origem dos excertos que podemos ouvir neste investimento chamado IC-01 Hanoi.

Unknown Mortal Orchestra nunca andou necessariamente em linha reta ao longo de sua discografia, mas este álbum com certeza se mantém destacado deste caminho, quase no acostamento de sua carreira. O que não significa que este seja um trabalho inferior, veja bem, apenas que sua intenção difere dos seus pares mais “bem acabados”: IC-01 Hanoi é uma válvula de escape, propositalmente despretensioso, feito para recalibrar os parâmetros psicodélicos de Nielson, que havia envergado bastante para o Indie R&B em seus últimos trabalhos.

Vale dizer que as timbragens do álbum são crispadas e utilizam um léxico que será imediatamente interpretado como Indie Psicodélico. No entanto, é possível notar que, por se tratar de um álbum instrumental, as influências que pairam por aqui vão do Jazz ao Rock Progressivo. As faixas estão bem atadas entre si e variam de energia, exibindo momentos de maior potência (Hanoi 1) e outros mais indulgentes, que acabam escorregando na auto referencialidade (da faixa Hanoi 5 em diante).

Como quer que seja, me parece que IC-01 Hanoi exige uma audição que corresponda ao espírito de sua criação, ou seja, o álbum será melhor aproveitado se encarado como um descarrego energético, feito para equalizar o seu paladar. Se este não for o seu caso, a recomendação é guardar esse exemplar em sua playlist para o momento ideal.

(IC-01 Hanoi em uma música: Hanoi 6)

Bom para quem ouve: Chaz Bundick Meets The Mattson 2 , Virta , Pond

Artista: Unknown Mortal Orchestra

Marcadores: Rock Psicodélico, Instrumental